16/09/2010

Como Organizar Um Jantar



A primeira coisa que você deve pensar é em ser organizada. Ao reunir pessoas o importante é a boa companhia, comida gostosa, ambiente agradável e descontraído. Se quiser ser uma boa anfitriã não pense que sua presença basta. É preciso organizar-se para a festa fluir com naturalidade, ter bom gosto, conhecer alguma coisa de seus convidados e saber delegar.


A não ser que seja um jantar íntimo para no máximo seis amigos, não dispense ajuda.

Existem vários tipos de jantar e cada caso apresenta particularidades a serem respeitadas. Um jantar de negócios é completamente diferente de um jantar onde você está recebendo amigos para alguma comemoração.

Precisa ter algum lugar para suas anotações de maneira que esteja sempre a sua mão, para isso use uma agenda. Pode ser no seu celular, no seu notebook ou uma simples agenda de papel. Depende do que combinar mais com seu estilo.

Sempre que pensar numa reunião assim pense primeiro nas pessoas e aí existem alguns segredos importantíssimos.

Nunca convide pessoas que estejam com amizade estremecida com alguém ou com o resto do grupo. Tipo sua melhor amiga ficou de mal com todas de sua turma, e continua sendo apenas sua amiga. Pense em depois fazer algo em especial com ela para compensar, ela vai entender.

Outro detalhe é saber antes de preparar o cardápio qual o gosto da maioria, e se alguma pessoa tem alergia por determinado alimento.

Se for uma jantar de negócios e não conseguir essas informações seja o mais eclética possível no cardápio oferecendo bastante variedade, existe os que são radicalmente vegetarianos, e outros tem uma dieta diferenciada por motivo religioso. Observe bem esse detalhe.

Existe uma diferença entre um jantar formal e um informal. Se o jantar for formal, os convites devem ser enviados com até 15 dias de antecedência e se for para muitas pessoas a confirmação deve ser feita até uma semana antes do evento. Para um pequeno o número de convidados, diminua para três dias a confirmação de presença. No caso de um jantar informal combine por telefone que facilita muito.

Se você costuma receber frequentemente é bom ter um fichário atualizado. Procure saber tudo que puder, lógico que com discrição, sobre cada convidado para poder estabelecer um diálogo interessante e saber apresentar ou colocar o vizinho certo na mesa.

Outro segredo é que você é o centro da festa naturalmente. Jamais tente sobressair-se a seus convidados. Escolha uma roupa discreta e elegante ou descontraída se for o caso.

O dia da festa não é o dia certo para preparar-se, deixe para esse dia os detalhes finais. Uma ida rápida ao cabeleireiro para arrumar o cabelo com naturalidade, lembre-se nada de penteado requintado. Unhas bem feitas, maquilagem discreta e perfume apenas insinuante e uma jóia ou bijuteria de bom gosto são os complementos finais e você estará linda e natural.

A casa deve ter flores frescas e os banheiros completamente limpos. Pense em detalhes como lenços de papel para oferecer, absorvente íntimo para uma emergência e algum medicamento simples como aspirina. Mas cuidado ao oferecer medicamento, pois existem pessoas que tem problemas com determinadas substâncias. Pergunte antes de oferecer. Um costureiro para qualquer desastre é uma boa precaução.

A música de fundo deve combinar com a ocasião e o volume deve ser baixo para as pessoas poderem falar normalmente.

Comece no horário combinado. Muitas pessoas deixam os filhos com babás ou tem algum compromisso no dia seguinte e não convém retardar o evento esperando todos chegarem. Não custa nada uma hora antes dar uma ligadinha para relembrar o horário e ver se está tudo certo, no caso de amigos íntimos.

Quanto ao cardápio, a não ser que seja uma festa temática não exagere nos temperos e pratos exóticos. Uma comida gostosa e bem decorada agradará a todos.

Evite assuntos polêmicos como religião, política e futebol como tema geral.

Não esqueça que televisão ligada ou computador como centro de atenção esfriam qualquer ambiente.



Esses são pequenos detalhes que a ajudarão a organizar melhor suas festas e ter absoluto sucesso.
Carol Cunha





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